18/02/2025 18:12

Redução da taxa de equacionamento da Funcef é aprovada pela Sest

Reduztaxa_equaciona.25.2.2.jpg

Os participantes do REG/Replan Saldado da Funcef terão mais folga no orçamento. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, aprovou a redução em 43% das taxas do equacionamento do plano.

A medida representa um alívio financeiro para os participantes, que nos últimos anos tiveram de arcar com contribuições extraordinárias elevadas. Para que seja implementada, a proposta ainda segue para a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Para o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, embora possa alongar o prazo para pagamento do equacionamento, a medida amenizará o peso no bolso dos integrantes do plano, pois reduzirá o valor das contribuições extraordinárias. “Investimentos assertivos e melhores resultados são a solução para que possamos evitar novos equacionamentos e redução efetiva do deficit”, explica.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforçou que a decisão é um alívio para os participantes, apesar de causar prejuízos, e alertou para a importância de acompanhar todo esse processo. “Seguiremos vigilantes para garantir que essa e outras medidas avancem e tragam mais equilíbrio aos planos da Funcef e aos direitos dos participantes”, concluiu.

Compartilhe