11/09/2024 14:57

Empregados da Caixa avaliam nesta quinta proposta do ACT em assembleias virtuais

Assembleiavirtual_campanhasalarial.24.2.2.jpg

Em assembleias online promovidas por sindicatos dos bancários de todo o país, empregados da Caixa estão avaliando a nova proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo banco. Em Curitiba e região, por exemplo, a apreciação dos bancários da base sindical ocorre pela plataforma Vota Bem (Acesse Aqui), até as 20h.

Durante a assembleia, os empregados da Caixa também votam a autorização para a diretoria do sindicato encaminhar os procedimentos necessários para a convocação de greve, por tempo indeterminado, caso não aceitem a proposta. A data da paralisação prevista é 16 de setembro.

A APCEF-PR segue a orientação do Comando Nacional dos Bancários, representado pela Contraf/CUT e CEE/Caixa, de aceitação da proposta, considerando as conquistas obtidas. “Orientamos os empregados da Caixa a acessar o sindicato de sua cidade e expressar sua opinião”, reforça a entidade.

Saiba mais sobre a nova proposta

Entre os avanços do acordo, está a possibilidade daqueles que tenham sido contratados até 10 de novembro de 2017 e receberam ou venham a receber gratificação de função por 10 anos, ou mais, tenham os valores da gratificação incorporados aos salários por meio de uma Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), contemplando todas as rubricas (função, CTVA, CTC, Porte de Unidade e APPA).

Outro avanço é a redução da jornada, sem redução de salários, dos pais ou responsáveis pelos cuidados de pessoas com deficiência (PcD). A redução será de 25% da jornada, com reconhecimento de decisões judiciais que tenham sido mais benéficas para os empregados.

O texto também explica que questões que envolvem caixas e tesoureiros, como a quebra de caixa, a pausa de 10 minutos após cada 50 minutos de trabalho (10/50), e a 7ª e 8ª horas, foram apartadas do ACT e serão debatidas em outra oportunidade, em até 50 dias.

Se for aprovado, a previsão é que o novo ACT seja assinado na segunda-feira (dia 16) e a PLR paga no dia seguinte (17).

Com informações da Contraf/CUT

Compartilhe