Em Caiobá, Festival da Tainha traz sabores do litoral e cai no gosto de associados
Um show de sabores e comodidade para toda a família marcou o sábado (dia 13), na sede de Caiobá da APCEF-PR. O Festival da Tainha retornou ao calendário da entidade, trazendo o famoso peixe, estrela do evento, com acompanhamentos que caíram no gosto dos associados. Os hospedados ainda puderam aproveitar o final de semana com o que a sede tem de melhor.
O festival fez muitos associados de Curitiba descerem a Serra -, vários deles atraídos também pela promoção de apartamentos da sede, “pague 1 diária e leve 2”. Com retorno ao calendário, após paralisação devido à pandemia, o evento da sede litorânea coincide com o início da Festa da Tainha do município de Matinhos, que começou na sexta-feira (dia 12) e vai até 21 de julho.
No cardápio do chef Reinaldo Batista, a grande protagonista: tainha grelhada na brasa com crosta de ervas recebeu um toque especial. Para acompanhar o cardápio, arroz com banana da terra e bacon, farofa de camarão, salada mista, vinagrete e fritas. “Busquei, com as comunidades do litoral, conhecer melhor o peixe e suas formas de preparo. Com isso, adaptei a tainha ao meu estilo e, diferente de outras versões, quis dar um toque de outras cidades, como Morretes e Paranaguá, ao trazer a banana da terra no arroz”, conta o Chef.
Boa gastronomia e tempo de qualidade
Com o capricho da equipe do restaurante, restava saber se a tainha estaria aprovada pelos participantes. Para Selma Camargo, de Curitiba, a resposta foi imediata: “Aprovadíssima. O peixe estava muito saboroso, excelente, assim como todos os acompanhamentos”. Na sua visão, o atendimento do restaurante é um diferencial. “O tratamento é muito bom e das últimas vezes que viemos para cá, não trouxemos mais comida de casa. Fazemos todas as refeições aqui”, avalia a associada, que estava acompanhada da família.
Se a tainha era a protagonista do dia, ela trouxe também a boa sensação de estar na sede de Caiobá que, mesmo com o tempo nublado, oferece uma ótima oportunidade de descanso. O casal de associados efetivos, Paulo Rogério e Clara Rodrigues, da Regional Londrina, adoraram a chance de apreciar uma boa gastronomia em um lugar especial. “Gostamos muito da tainha, estava ótima. Nossa família frequenta a sede há alguns anos, então é sempre muito bom estar aqui, ainda mais com comida boa na mesa”, ressalta.
Esta foi a primeira vez que o Chef Reinaldo trabalhou com a tainha em um evento maior. Para ele, a expectativa é, nos próximos anos, ampliar o festival e assim alcançar mais associados. “Mesmo com o tempo fechado, acredito que tivemos uma boa adesão. Temos a intenção de, no ano que vem, pensar em mais edições e assim trazer mais pessoas para apreciar a tainha”, afirma.