14/03/2025 21:48

Projeto viveiro de mudas reforça despensa de Obra Social e nutre espírito solidário

Projetoviveiromudas_entregaremedios.25.2.jpg

A solidariedade segue em intenso exercício na APCEF-PR. Nesta quinta-feira (dia 13), representante do projeto viveiro de mudas da entidade entregou 157 quilos de alimentos não-perecíveis à Obra Social Santo Aníbal (Ossa). Nesta semana, o pessoal do vôlei feminino também doou à instituição cerca de 60 caixas de chocolate, arrecadadas no torneio do Dia da Mulher (Foto abaixo).

O padre Luciano Gregório, gestor da Ossa, avaliou como “um bem imensurável” a parceria com APCEF-PR, já que as doações ajudam a transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Todo alimento que chega, além de enriquecer refeições diárias de nossos assistidos, como café da manhã, almoço e café da tarde, usamos para montar cestas básicas e entregar a famílias que pedem nosso auxílio. Os alimentos chegaram como providência divina. Gratidão à equipe da associação”, contou. A Obra Social atende cerca de 140 crianças e adolescentes da Vila União, no bairro Uberaba.

Projetoviveiromudas_entregaalimentos.25.jpeg

Movimento socioambiental

Com essa doação de alimentos, o projeto viveiro de plantas, que usa o slogan “Mudas que mudam”, somou 606 quilos de itens, considerando o período desde 22 de setembro de 2024. A proposta do grupo não só ajuda a Ossa, como incentiva o reflorestamento. A cada quilo de alimento arrecadado, o doador ganha uma muda de árvore.

Em mais de três anos de criação, o projeto já contabilizou quase 5,4 toneladas de alimentos arrecadados e a entrega de aproximadamente 5.400 plantinhas, que floresceram em chácaras, jardins e outros locais de Curitiba e de cidades do país. Mas esse movimento socioambiental pode avançar ainda mais.

O ambientalista Orlando Stolf, um dos integrantes da iniciativa, conta que há mais de mil mudas de várias espécies no viveiro, à espera de associados e apreciadores que desejam tornar lugares mais verdes. “Temos árvores e arbustos de ipês (de todas as cores), cerejeiras-do-japão, cerejeiras nativas, palmeiras reais, tungues, canafístulas, esponjas de garrafa, jasmins-do-cabo, pitaias, murtas, pau-ferro, pau-brasil, entre outros”.

Para fazer a troca do alimento pela muda, o associado pode procurar integrantes do projeto às segundas-feiras pela manhã na sede de Curitiba da APCEF-PR ou deixar seu nome no setor de atendimento. O mesmo procedimento também serve para quem quiser ajudar na produção das mudas e, também, ganhar novos conhecimentos.  

Compartilhe