Peça teatral e visita do Papai Noel trazem o espírito natalino à APCEF-PR
Na APCEF-PR, as famílias já começaram a entrar no clima de Natal. Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), o restaurante da sede de Curitiba foi palco do espetáculo “Em busca do presente quebrado”, montado pelo projeto Ampliar, e a chegada de um dos maiores personagens da data, o Papai Noel.
O público, formado por associados mirins e seus pais, aproveitou para assistir à peça, repleta de canções e momentos especiais, encenados por três turmas das aulas de teatro da entidade. O Papai Noel, acompanhado da mamãe Noel, chegou ao fim do espetáculo e permaneceu para ouvir os pedidos das crianças, que ainda receberam uma lembrança especial.
A diretora Sociocultural e de Lazer, Fernanda Garcia Barrozo, destacou que assistir aos alunos do teatro do projeto Ampliar, na sede social, foi uma experiência marcante. “A peça foi lúdica e trouxe uma mensagem linda de Natal. Os olhinhos das crianças brilhando com a chegada do Papai Noel também não tem preço”.
O espírito natalino tomou conta de famílias que, pela primeira vez, participaram das festividades da APCEF-PR para a data. O casal Leon e Luciane Frazão trouxeram os filhos Artur, de 8 anos, e Alice, de 3, para assistir ao espetáculo e fazer os seus pedidos ao bom velhinho. “Gostei do teatro e, depois, levei minha cartinha para o Papai Noel. Pedi a ele um jogo de peças de Lego”, contou o menino. “Falei que quero uma boneca nova, bem bonita”, informou Alice.
Para Luciane, a noite não poderia ter sido mais especial. “Gosto muito de contação de histórias, então pensei que a peça seria uma boa oportunidade de passar essa cultura a eles. Claro, foi bom trazer eles para ver o Papai Noel e garantir que os dois se comportaram direitinho este ano”, brincou a associada.
Um espetáculo para encantar
Para a peça de Natal deste ano, a equipe do Espaço Ampliar, responsável pelas aulas de teatro na APCEF-PR, mobilizou as crianças, desde julho, na preparação para as duas noites do espetáculo. A professora Vânia Ferreira, conhecida como Maruca, explica que a montagem de “Em busca dos presentes quebrados” reforçou, a todo momento, o poder transformador do Natal.
“A personagem da fada se fantasia, se disfarça e supera as dificuldades com os vilões, para ajudar o Papai Noel a conseguir os brinquedos e entregá-los. É esse tipo de mensagem que transmite o espírito natalino, que tentamos passar para o público”, revela Maruca.
A magia deste período de festividades trouxe também benefícios, que não são materiais. Segundo a associada Débora Nunes, mãe de Giovana Cavalheiro, que participou da peça, o maior presente foi observar como o teatro fez a filha se expressar com confiança. “Ver a Giovana se apresentando é perceber o quanto ela superou a timidez e consegue falar melhor em público. Acho que o teatro revelou um talento escondido”, conta a mãe.
Outra constatação, durante a peça, é que esse espírito de alegria e união passa de geração para geração. Na plateia de quinta-feira, mulheres da mesma família vivenciaram esse momento. Lígia Dan Lugnani, de 98 anos, estava acompanhada de sua filha, Célia, a neta, Fabiana, e a bisneta Valentina, que participou do teatro. “É uma delícia reunir familiares na associação e transmitir sentimentos tão bons que essa celebração traz”, ressalta Fabiana.
Confira o álbum completo do evento (Clique aqui)