16/11/2024 14:26

Do sonho para o trabalho: Projeto prepara jovens de Obra Social para o futuro profissional

VisitaOssa_projetoSupera.24.2.jpg

Quando chega a hora de ingressar no mercado de trabalho, o jovem enfrenta o friozinho na barriga de dar seu primeiro passo profissional. O desafio aumenta, com o deficit de aprendizagem e a necessidade de conciliar estudo e emprego. Para ajudar nesse momento de dilemas, o projeto Superação tem despertado o potencial vocacional de adolescentes da Obra Social Santo Aníbal (Ossa).

Os primeiros frutos dessa iniciativa, que é resultado da parceria da Fenae, da APCEF-PR e da ONG Moradia e Cidadania, foram apresentados nesta quinta-feira (dia 14), durante visita de representantes das entidades à Ossa. O trabalho envolve 30 estudantes, de 13 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade, que moram na Vila União, no bairro Uberaba, em Curitiba. A exibição de resultados abrangeu ainda o projeto “Superando Desafios, conquistando sonhos”, implantado anteriormente na Ossa.

A diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, destaca que ficou muita satisfeita com os resultados do projeto Superação e viu cumprido o objetivo da Fenae de contribuir para que a iniciativa mude a realidade da comunidade local. “Os representantes da Ossa e profissionais envolvidos no trabalho demonstraram entusiasmo e paixão pelo que fizeram nesse período de intervenção. O projeto trouxe perspectivas aos jovens e certamente garantirá que façam boas escolhas para seu futuro”. Na quarta-feira (dia 13), a diretora participou da entrega de uniformes a estudantes da escolinha de futebol realizada na associação, como parte de outro projeto desenvolvido com a garotada da Ossa.
 

Projetosupera_escolinhafutebol.24.2.jpg

Para o vice-presidente da APCEF-PR e diretor da Região Sul da Fenae, José Megume Tanaka, a união das entidades envolvidas ajudou a fazer diferença na vida dos atendidos pela Ossa. "Foi gratificante ver a evolução de várias crianças e adolescentes, seja nas atividades da Ossa, por meio de apoio psicopedagógico, ou na sede da associação, com os jovens praticando esporte. Esperamos dar continuidade às iniciativas e quem sabe ampliar para outras instituições sociais”, avalia.

O projeto Superação é uma das iniciativas que busca levar aos jovens atendidos pela Ossa qualidade de vida e perspectiva de futuro. “Desde 2019, a ONG trabalha com a Obra Social, mas, em razão da pandemia, somente dois anos depois, retomou as atividades, com o projeto (Superando Limites), a partir do interesse da APCEF-PR de atuar em comunidade próxima e do lançamento de edital da Fenae para esse propósito social. Cada parceiro contribui de alguma forma para o desenvolvimento dessas crianças e jovens e, juntos, conseguimos bons resultados”, aponta a integrante do Conselho Deliberativo da ONG Moradia e Cidadania, Maria de Fátima Costamilan.

Segundo o gestor da Ossa, Padre Luciano Gregório, o projeto oferece condições aos jovens de sonhar com melhores oportunidades. “Ter parceiros, como a APCEF-PR, por exemplo, permite oferecer uma prática esportiva. Todas as atividades que realizamos tem o propósito de mostrar o potencial deles, de fazê-los sonhar com um futuro melhor”, pontua o Padre.

O despertar da vocação profissional

Iniciado este ano, o Superação promove atividades, que incluem desde leitura, escrita, noções matemáticas, até estímulo a funções cognitivas. A psicopedagoga Susana Tomaz, responsável pelo desenvolvimento do projeto, em conjunto com a colega Franciele Vaz, conta que o principal desafio do trabalho é, por meio de jogos e dinâmicas, despertar nos jovens a perspectiva de ter um futuro promissor, combinando o estudo e a formação profissional.

Projetosupera_psicopedagogas.24.jpg

“Começamos perguntando o que eles gostariam de ser. No início, ouvimos muitos dizerem que não queriam estudar, mas aí reforçamos a importância do estudo, mostrando o potencial que eles têm e, principalmente, indicamos caminhos pelos quais podem seguir, como o programa Menor Aprendiz”, explica Susana.

Com essa dinâmica, o projeto alcançou progresso significativo. Alguns estudantes buscaram fazer cursos relacionados ao mercado e outros enxergaram a oportunidade concreta de realizar a escolha profissional. Marlene de Paula, mãe de Maiza, educanda da turma de adolescentes da Ossa, conta como o projeto beneficia sua filha. “As psicopedagogas estão desenvolvendo um trabalho sobre o primeiro emprego muito importante, porque os jovens têm muitas dúvidas. Esse conhecimento ajudará a Maiza buscar a faculdade e realizar o sonho, que é ser veterinária”, avalia.

Kevin Bartoski, de 13 anos, que participa do Superação, também pontua como as atividades estão ajudando a seguir rumo ao mundo do trabalho. "Estamos participando de jogos da memória, de xadrez e de coordenação motora e, pela proposta, apresentaram a possibilidade de fazer parte do Menor Aprendiz. Gostaria muito de ser jogador de futebol ou assumir uma profissão nas áreas de ciências exatas ou humanas”, afirma o estudante.

A visita ao Projeto Superação contou ainda com as presenças da conselheira deliberativa da APCEF-PR, Olga Pchek, do diretor suplente da entidade, Orlando Stolf, do integrante do Comitê Gestor da ONG Moradia e Cidadania, Celso Marucco, da coordenadora estadual da Moradia e Cidadania do Paraná, Ana Lucca Sandri, da coordenadora pedagógica da Ossa, Silmara Benedita de Paula, e do assistente social da instituição, Augusto de Lima.

Confira o álbum completo de fotos (Acesse aqui).

Compartilhe